Benchmarking é uma expressão que pode não ser tão tradicional em seu vocabulário, mas é uma estratégia muito importante para o seu negócio. O termo basicamente consiste no processo de melhorias para gerir um determinado negócio. Com essa tática, é possível aprimorar produtos e serviços, processos, sempre pensando no aumento do lucro e da produtividade.
Certo, e na prática, como funciona?
A resposta é bem simples! É preciso comparar o que sua empresa está realizando em relação aos concorrentes do mesmo ramo para sempre se manter competitivo em sua área. A partir dessa comparação, você poderá encontrar as falhas de seu negócio e aprimora-las para que ele se torne inovador e tenha grande relevância no mercado.
Uma forma para identificar a performance de seu negócio é através dos KPI’s, que nada mais são do que indicadores-chave de desempenho. Eles funcionam como um monitoramento e aprimoramento de benchmark: ou seja, métricas para auxiliar no crescimento do seu estabelecimento.
No caso das pizzarias, os KPI’s podem mensurar a produtividade, como o custo das pizzas vendidas por dia, os itens mais vendidos e os menos vendidos, qual o tempo médio para cada pizza ficar pronta e para ser entregue, entre outras coisas.
Saber se seus clientes estão satisfeitos com o seu serviço é fundamental, não é mesmo?! Por isso, o feedback dos clientes também é uma forma desse método de análise que pode identificar retornos e sugestões, qual o tempo médio gasto nas mesas (em casos de pizzarias que possuem um local fixo) e as vendas de pizzas e bebidas por cliente.
Enfim, são várias as possibilidades que vão desde questões financeiras até divulgação e marketing de sua marca, mas sempre pensando em otimizar os serviços oferecidos e alavancar as vendas.
Como aplicar o benchmarking em minha pizzaria?
No momento de reconhecimento de mercado, é preciso também entender qual é o seu público alvo e de seus concorrentes. Caso seja o mesmo, uma boa estratégia é utilizar técnicas e implementar coisas que a concorrência não faz.
Vamos supor que o principal cliente de sua pizzaria são pessoas de 40 a 60 anos de bairros mais afastados do centro da cidade. Mesmo que não tenham restaurantes do mesmo ramo que o seu naquela região, esse público pode consumir outros alimentos que são seus concorrentes indiretos, como por exemplo comércio de lanches, bares e afins.
Neste caso, é preciso pensar em diversos aspectos que os demais estabelecimentos fazem, para aderi-los e de ações que eles não fazem para implementar em seu negócio e se destacar.
Além dos diferenciais dos concorrentes é preciso entender quais ações eles realizam para atrair o público: se existe um local para os clientes comerem ou é somente delivery, quais tipos de massa a pizzaria oferece(fina, grossa, etc), qual a média de preço, se as pizzas são vendidas inteiras ou por pedaço. Enfim… quanto maior for o número de perguntas criadas, mais detalhamento de futuras estratégias você terá.
Identificando as tendências, você dará um up em sua pizzaria e ficará cada vez mais perto de atingir a excelência!
Compare e entenda a concorrência, mas tenha muito cuidado!
É importante entender que o benchmarking é uma forma de análise de concorrentes e não cópia. Caso isso aconteça, além da identidade de seu estabelecimento ir por água abaixo, você pode ter uma tremenda dor de cabeça. As ideias precisam de avaliações minuciosas para que realmente sejam aplicáveis em seu negócio.
Além disso, é importante que esse processo não seja esporádico. É preciso observar e analisar o mercado com certa frequência para que você sempre inove e se destaque diante da concorrência.
E aí, o que achou do nosso conteúdo? Confira mais dicas e curiosidades para a sua pizzaria em nosso blog.
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