Como otimizar as redes sociais de sua pizzaria?
As redes sociais são as principais formas para alavancar comunicação de sua pizzaria

Como otimizar as redes sociais de sua pizzaria?

Uma maneira fundamental de otimizar a comunicação para a sua pizzaria são as redes sociais, não só como uma forma para divulgar os produtos, mas como uma maneira de aproximar o cliente do seu estabelecimento. Além de ser um meio mais barato que outros conteúdos de marketing, a eficácia e alcance de público pode ser maior que estratégias convencionais. Mas o que fazer para administra-las de forma efetiva?

Escolha as redes sociais de acordo com seu público alvo

Para selecionar em quais redes você terá perfis, é preciso conhecer o seu público alvo. Vamos supor que seus clientes tenham majoritariamente de 20 a 30 anos, então, além do tradicional Facebook e Instagram, seria interessante investir no Twitter. Isso porquê um público jovem costuma utilizar essa rede social com mais frequência.

Independente da rede escolhida, é importante que você saiba o “tom de voz” e a linguagem de acordo com seus clientes. Conteúdos que despertem o interesse e sejam relevantes são essenciais.

Quais conteúdos publicar nas mídias da minha pizzaria?

Filtre os conteúdos antes da publicação, de forma a selecionar fotos atraentes e produzidas. Além disso, tenha o cuidado para não colocar legendas muito extensas ou que não condizem com a imagem e lembre-se: é sempre importante variar nos tipos de conteúdo. Divulgar promoções, dando exclusividade à algumas delas para aqueles que acompanham as redes sociais, pode ser um diferencial e uma forma de atrair mais seguidores.

Também publique fotos do ambiente de trabalho (fachada ou até mesmo mesas no local), fotos que ilustrem a rotina do estabelecimento (pizza saindo do forno, clientes comendo no local, pizza sendo produzida ou colocada na caixa) são dicas interessantes que aproximam os clientes da sua pizzaria.

Para despertar o interesse do cliente e fazer com que ele acompanhe as redes sociais com frequência, é preciso não se limitar à essas postagens, pois elas devem ser diversificadas. É possível criar conteúdo que traga curiosidades e dicas relacionadas ao universo da pizza para que as postagens não se limitem somente aos produtos e serviços de seu comércio.

Ah… outra dica interessante é sempre instigar a interatividade e engajamento. Use e abuse de frases com perguntas, como “E aí, o que achou do nosso conteúdo?” ou “Você sabia dessa dica? Deixe a sua opinião nos comentários”. Além disso, utilizar hashtags e localização podem acabar alavancando a sua publicação e gerando maior alcance.

E o que mais preciso saber para melhorar essa comunicação?

É importante adotar uma identidade visual para as postagens, definindo paleta de cores e fontes, além de padronizar as publicações com a cara de seu estabelecimento. As postagens devem chamar atenção, ter um destaque e imediatamente devem lembrar que elas pertencem a sua pizzaria logo quando o usuário bater o olho.

Para variar os tipos de conteúdo, também é possível explorar todos os formatos que as redes sociais oferecem. No Instagram, por exemplo, é possível fazer posts mais elaborados e densos no feed. Enquanto o stories é uma ferramenta para publicações mais simples que exigem menor trabalho técnico, como legendas elaboradas e fotos super produzidas.  É possível também produzir vídeos através do IGTV ou até mesmo lives para responder perguntas ou promover debates sobre um determinado assunto.

Lembre-se de transformar sua conta em uma conta comercial. A partir daí, você conseguirá monitorar melhor as publicações, observando dados como a porcentagem de engajamento e alcance. Dessa forma é possível adotar estratégias para que esses números melhorem constantemente.

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando, pois toda semana tem mais dicas e informação que vão ajudar a alavancar o seu negócio.