Uma maneira fundamental de otimizar a comunicação para a sua pizzaria são as redes sociais, não só como uma forma para divulgar os produtos, mas como uma maneira de aproximar o cliente do seu estabelecimento. Além de ser um meio mais barato que outros conteúdos de marketing, a eficácia e alcance de público pode ser maior que estratégias convencionais. Mas o que fazer para administra-las de forma efetiva?
Escolha as redes sociais de acordo com seu público alvo
Para selecionar em quais redes você terá perfis, é preciso conhecer o seu público alvo. Vamos supor que seus clientes tenham majoritariamente de 20 a 30 anos, então, além do tradicional Facebook e Instagram, seria interessante investir no Twitter. Isso porquê um público jovem costuma utilizar essa rede social com mais frequência.
Independente da rede escolhida, é importante que você saiba o “tom de voz” e a linguagem de acordo com seus clientes. Conteúdos que despertem o interesse e sejam relevantes são essenciais.
Quais conteúdos publicar nas mídias da minha pizzaria?
Filtre os conteúdos antes da publicação, de forma a selecionar fotos atraentes e produzidas. Além disso, tenha o cuidado para não colocar legendas muito extensas ou que não condizem com a imagem e lembre-se: é sempre importante variar nos tipos de conteúdo. Divulgar promoções, dando exclusividade à algumas delas para aqueles que acompanham as redes sociais, pode ser um diferencial e uma forma de atrair mais seguidores.
Também publique fotos do ambiente de trabalho (fachada ou até mesmo mesas no local), fotos que ilustrem a rotina do estabelecimento (pizza saindo do forno, clientes comendo no local, pizza sendo produzida ou colocada na caixa) são dicas interessantes que aproximam os clientes da sua pizzaria.
Para despertar o interesse do cliente e fazer com que ele acompanhe as redes sociais com frequência, é preciso não se limitar à essas postagens, pois elas devem ser diversificadas. É possível criar conteúdo que traga curiosidades e dicas relacionadas ao universo da pizza para que as postagens não se limitem somente aos produtos e serviços de seu comércio.
Ah… outra dica interessante é sempre instigar a interatividade e engajamento. Use e abuse de frases com perguntas, como “E aí, o que achou do nosso conteúdo?” ou “Você sabia dessa dica? Deixe a sua opinião nos comentários”. Além disso, utilizar hashtags e localização podem acabar alavancando a sua publicação e gerando maior alcance.
E o que mais preciso saber para melhorar essa comunicação?
É importante adotar uma identidade visual para as postagens, definindo paleta de cores e fontes, além de padronizar as publicações com a cara de seu estabelecimento. As postagens devem chamar atenção, ter um destaque e imediatamente devem lembrar que elas pertencem a sua pizzaria logo quando o usuário bater o olho.
Para variar os tipos de conteúdo, também é possível explorar todos os formatos que as redes sociais oferecem. No Instagram, por exemplo, é possível fazer posts mais elaborados e densos no feed. Enquanto o stories é uma ferramenta para publicações mais simples que exigem menor trabalho técnico, como legendas elaboradas e fotos super produzidas. É possível também produzir vídeos através do IGTV ou até mesmo lives para responder perguntas ou promover debates sobre um determinado assunto.
Lembre-se de transformar sua conta em uma conta comercial. A partir daí, você conseguirá monitorar melhor as publicações, observando dados como a porcentagem de engajamento e alcance. Dessa forma é possível adotar estratégias para que esses números melhorem constantemente.
Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando, pois toda semana tem mais dicas e informação que vão ajudar a alavancar o seu negócio.